Páginas

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Macarrão instantâneo (miojo)

Existem hoje muitos sabores a escolher, mas este é clássico. ( As pessoas que me perdoem, tem várias marcas na praça, mas o da Nissin ainda é o melhor.)


Pode ser chamado também de salvação da lavoura, ou fome eu não passo, ou pelo menos isto eu sei fazer.

"Macarrão instantâneo (também conhecido como miojo) é um tipo de macarrão pré-cozido,  a ser preparado apenas com a adição de água fervente - durante uns poucos minutos - e um pacote de tempero pronto." (Quando a água levanta fervura, coloque o macarrão instantâneo, marque três minutos no relógio, e desligue. Importante,:o tempero se põe logo após se apagar o fogo.

Com um pouco de imaginação pode ser complementado com legumes ralados, ervilha de lata,  afiambrada, ou a saída clássica, um belo ovo frito.  Como diria o poeta Aristides Theodoro, delícia!



Nossa justa homenagem a este gênio salvador dos estudantes e momentos de fome sem o devido acompanhamento de criatividade, e ou vontade de imaginar mesmo. é a comida dos preguiçosos e dos ocupados demais. 

"Acredita-se que o primeiro macarrão instantâneo foi o E-fu, na China, do século XVI.Entretanto, o inventor do macarrão instantâneo de nossos dias foi Momofuku Ando, nascido em Taiwan em 1910 durante a ocupação japonesa. Apelidado de o "Rei dos Macarrões", Momofuku morreu em 05 de janeiro de 2007, em Osaka no Japão, em decorrência de uma crise cardíaca. "A paz está garantida quando não se está com fome", dizia Momofuku, que criou o famoso macarrão em 1958, pela empresa Nissin, que no Brasil em seus primeiros anos teve o nome Miojo, o qual se tornou sinônimo do produto. Atualmente, há uma variada gama de produtos baseados em macarrão instantâneo: talharim, yakisoba, "cup noodles", etc.

Em sua biografia, Momofuku Ando diz que sua necessidade de fabricar alimentos de baixo custo e de preparo fácil se deu início após ter presenciado, depois da guerra, uma enorme fila de pessoas famintas diante de uma vitrine clandestina de sopas de fios de massa.

Seu baixo custo e sua facilidade de preparação tornam o macarrão instantâneo um alimento popular entre aqueles que não sabem cozinhar, estudantes e pessoas que vivem sós. "  ( E de nosotros, pero si.)

Um comentário:

AND // Vésper disse...

Eu peguei um pouco de trauma de miojo ao longo desses 5 anos de faculdade. Mas nunca iria desferir uma palavra negativa contra essa obra-prima culinária.

Me lembro de ter ouvido um amigo dizer que em sua cozinha havia grande variedade de alimentos: miojo de galinha, de legumes, de pimenta, de carne, de queijo...

E convenhamos: Se o assunto é larica, alguém tinha que falar de Miojo!!! Obrigado, tio Edson hehehe