Páginas

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Salada Caprese

Sou uma cozinheira inexperiente. Sempre fui  pouco para o fogão, até cerca de um mês atrás, quando casei (vamos falar nesses termos para facilitar). Mesmo assim, só cozinho de fim de semana, pois trabalho todos os dias das 9h às 18h e estudo à noite, então não me sobra muito tempo para experiências culinárias. Mas sempre que posso, tento fazer alguma coisa, não só para aprender, mas porque eu adoro cozinhar.

Como eu ainda não tenho muito jogo de cintura na cozinha, procuro sempre receitas mais simples, com a intenção de ir pegando o jeito da coisa. Por isso vai demorar um pouco para eu vir escrever receita de lombo de porco caramelizado com calda de laranja da pérsia. Hoje, por exemplo, resolvi compartilhar uma experiência simples, rápida, mas mesmo assim muito saborosa: salada Caprese.

Fiz essa em um dia no qual estava sem fogão. Na verdade eu tinha o fogão, mas o gás não estava a fim de funcionar e tive que apelar para a lasanha congelada da Sadia. Só que isso não é comida de verdade, então fiz uma saladinha para complementar. Retirei a receita do livro “Cozinha das 7 Famílias – Itália” (Editora Larrousse – 2010).

Os ingredientes são simples:
- Tomates
- Mussarela de Búfala
- Manjericão fresco
- Azeite

Eu não encontrei mussarela de búfala no mercado, então usei a comum. Mas em formato de nó em vez de fatiada. Corte os tomates e a mussarela. Depois, faça camadas no prato na sequência: tomate-mussarela-tomate-mussarela. Tempere tudo com azeite e coloque as folhinhas de manjericão. Está pronto!

É um ótimo prato para uma pessoa, mas o rendimento depende da quantidade de tomates e mussarela. Usei três tomates e cerca de 300g de queijo em uma porção para duas pessoas. Depois montei uma individual com um tomate apenas.

Fica ótima comida na hora, mas se você deixar macerando no azeite e no manjericão de um dia para o outro, o sabor do tempero fica acentuado.

2 comentários:

Edson Bueno de Camargo disse...

Adoro coisas fáceis de fazer e ainda assim muito gostosas, isto com pão e vinho deve ser ótimo.

Denise D. disse...

Gostei da receita, simples, prática, rápida (e adoro mussarela de búfala). Se colocar tudo em cima de pão vira uma bruschetta, rs.